Site www.venegasmusic.com
Escola de Música, Estúdio e Loja de Instrumentos

CURSO DE CONTRABAIXO

O objetivo do curso de baixo elétrico ministrado na Venegas Music é fazer com que o aluno construa seu próprio conhecimento no instrumento, através do estudo de escalas, acordes e arpejos, e das mais diversas técnicas, tais como pizzicato, slap, tapping, palhetada, entre muitos outros.

Outro ponto bastante importante neste método é o uso do estudo de diferentes ritmos e suas características. Dessa forma, o aluno terá uma ampla base para posteriormente criar suas linhas de baixo com os elementos estudados e estará aproximando o conteúdo estudado de sua realidade prática.

O curso é dividido em três apostilas: uma voltada para a técnica no instrumento, outra voltada para estudos relacionados à harmonia e mais uma cujo foco é a leitura musical. Entretanto, o estudos dos materiais dos baixistas mais importantes de cada estilo, tais como melodias, solos e acompanhamentos certamente se faz presente na estrutura deste curso, como uma forma de dar para o aluno iniciante as principais diretrizes musicais.

É um fato que existe um grande abismo entre o ensino tradicional de música e o aprendizado em um instrumento popular e recente como o baixo elétrico. Muitos métodos primam pela explicação teórica em detrimento de uma aplicação prática dos tópicos, enquanto outros pecam pela pouca ou nenhuma explanação teórica, focando pura e simplesmente a parte técnica do instrumento. Assim, a proposta deste curso é criar uma ponte entre os rudimentos teórico-musicais e o baixista iniciante, o que fará com que ele não apenas saiba reproduzir as linhas de baixo dos músicos que admira, mas também tenha capacitada para construir suas próprias linhas de condução e solos.

O uso de equipamentos e instrumentos totalmente profissionais durante as aulas também é de grande importância para que o aluno tenha a melhor sonoridade possível durante o seu curso, o que certamente contribuirá de maneira essencial para o seu desenvolvimento, já que o contato com o que existe de mais moderno em termos de amplificadores, efeitos, simuladores e instrumentos não pode, de forma alguma, estar desvinculado do aprendizado.

Vale ressaltar que a Venegas Music também disponibiliza e estimula a interação das aulas de música com os recursos mais modernos existentes no mercado, tais como vídeos, mp3, e-books, backtracks, loopings, entre outros, e que certamente podem contribuir bastante para uma aula mais abrangente e dinâmica, melhorando desta forma os resultados.

A orientação dos alunos é feita somente por professores altamente capacitados, vindos das melhores faculdades e centros de aprendizagem musical do país, o que é vital para que o aluno tenha o seu aprendizado amparado em um ensino de qualidade e eficiência comprovada.

O curso de baixo elétrico pode ser ministrado tanto no formato presencial quanto no formato online, através de Skype, Facebook, Hangout, entre outros.

Bibliografia utilizada: Método para leitura musical (Venegas Music); Método para baixo elétrico (Venegas Music – Vol. I e II); Pozzoli – guia prático-teórico (partes I e II); Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática (Marisa Ramires); Bass solo (Nico Assumpção); Slap it! Funk studies for eletric bass (Tony Oppenheim); Jazz: harmonia e improvisação (Ivan Barasnevicius); A arte da improvisação (Nelson Faria); Música brasileira para contrabaixo (Adriano Giffoni); Eletric bass composite (Dan Dean), Escalas para improvisação (Luciano Alves); Songbooks diversos; entre outros.

Venegas Music