Site www.venegasmusic.com
Escola de Música, Estúdio e Loja de Instrumentos

PROFESSOR

IVAN BARASNEVICIUS


O guitarrista Ivan Barasnevicius gravou nos anos 1990 com as bandas Violent Hate e Cisma, e também com o grupo Grooveria Brasil no começo dos anos 2000.

Formado em 2003 pela FAAM/FMU - SP, estudou com professores como Paulo Tiné, Zeli, Aida Machado, Marisa Ramirez, Orlando Mancini, Paola Picherzky, Abel Rocha e outros. Na FAAM, desenvolveu o projeto de pesquisa "A improvisação no ensino da teoria musical elementar: uma proposta metodológica aplicada à guitarra elétrica". Estudou também arranjo com Vittor Santos e também baixo elétrico com Nilton Wood. Entre 2003 e 2006 integrou a Orquestra Popular Brasileira, sob a Regência de Paulo Tiné, como violonista e arranjador.

Leciona guitarra, baixo elétrico, harmonia e improvisação desde 1995. Em 2006, teve seu método "Harmonia para Contrabaixo" publicado pela editora HMP, sendo que o mesmo faz parte da coleção Toque de Mestre. Foi colaborador da revista COVER BAIXO publicando mensalmente uma coluna sobre harmonia e improvisação. Em 2009 lançou o livro "Jazz: Harmonia e Improvisação" pela editora Irmãos Vitale.

Apresentou o programa “Venegas Music TV” entre 2008 e 2012, onde entrevistou e tocou com grandes nomes da música instrumental no Brasil, como Heraldo do Monte, Nelson Faria e Arismar do Espírito Santo, entre muitos outros. Em 2016, o programa voltou a ser realizado, com novo visual e nova produção.

Seu grupo de música instrumental "Ivan Barasnevicius Trio” possui dois discos digitais lançados: “Síntese” (2012) e “Continuum” (2014), ambos muito bem aceitos por público e crítica. Em 2015 lança o single “Minuano”. Com o “Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius Duo” lançou dois discos também digitais: “Novos Caminhos” (2015) e “Antítese” (2016).

Atualmente, é mestrando em música pela Unicamp, sendo que tem como objeto principal de sua pesquisa o violonista e compositor carioca Guinga.

www.ivanbarasnevicius.com

Venegas Music