CURSO DE BATERIA
O curso de bateria ministrado na Venegas Music tem como objetivo colocar o aluno em contato com as mais diversas técnicas utilizadas por instrumentistas profissionais, sendo que o currículo da disciplina é baseado em exercícios de técnica e sonoridade, assim como no estudo de uma ampla variedade de ritmos, que abrange desde o rock e o pop, passando pelo reggae, blues e jazz até uma grande variedade de ritmos brasileiros. O estudo de todos esses estilos e as peculiaridades estéticas e técnicas de cada um deles pode ser considerado essencial para o desenvolvimento de um instrumentista consciente de versátil.
O currículo do curso de bateria, bastante abrangente e didático, tem como base os mais influentes e consagrados métodos para o estudo do instrumento, tais como Vic Firth, Gramani e Stick Control, entre muitos outros, e que certamente serviram de base para a formação de grandes músicos no Brasil e no exterior. Com um sem-número de exemplos musicais bastante práticos, o método utilizado na Venegas Music traz para o aluno iniciante, de uma maneira bastante eficaz, o que existe de mais moderno, amplo e atualizado no que diz respeito a um estudo sério da técnica do instrumento.
O uso de equipamentos e instrumentos totalmente profissionais durante as aulas também é de grande importância para que o aluno tenha a melhor sonoridade possível durante o seu curso, o que certamente contribuirá de maneira essencial para o seu desenvolvimento, já que o contato com o que existe de mais moderno em termos de amplificadores, efeitos, simuladores e instrumentos não pode, de forma alguma, estar desvinculado do aprendizado.
Vale ressaltar que a Venegas Music também disponibiliza e estimula a interação das aulas de música com os recursos mais modernos existentes no mercado.
Outro ponto bastante importante neste método é o uso da improvisação como ferramenta básica para o aprendizado. Dessa forma, o aluno estará sempre estimulado a criar com os elementos que aprende e estará aproximando a teoria musical da sua realidade prática.
A orientação dos alunos é feita somente por professores altamente capacitados, vindos das melhores faculdades e centros de aprendizagem musical do país, o que é vital para que o aluno tenha o seu aprendizado amparado em um ensino de qualidade e eficiência comprovada.
Bibliografia utilizada: Método para leitura musical (Venegas Music); Método para bateria (Venegas Music – Vol. I e II); Pozzoli – guia prático-teórico (partes I e II); Exercícios de teoria musical: uma abordagem prática (Marisa Ramires); Stick control (George Lawrence Stone); Syncopation (Ted Reed), Solfege rythmique cahier 1 (Dante Agostini); The new breed (Gary chester); The Encyclopedia of groove (Bobby Rock); Ultimate realistic rock (Carmine Appice); Ritmos do Brasil para bateria (Nenê); The funkmaster - the great James Brown rhythm sections (1960-1973); Songbooks diversos; entre outros.